De lagoas a piscinas naturais, de praias a dunas, de chapadas a cânions, o Brasil é um país riquíssimo em belezas naturais. Se você nunca pensou em visitar um cânion brasileiro, chegou a hora de saber que o País reúne alguns dos vales mais imperdíveis do mundo. Veja aqui alguns deles.
Itaimbézinho, Rio Grande do Sul – Para quem quer conhecer um dos cânions mais famosos e imponentes do Brasil, a dica é visitar o Itaimbézinho, localizado entre as cidades de Cambará do Sul (Rio Grande do Sul) e Praia Grande (Santa Catarina). O nome no tupi significa pedra cortada, se assimilando ao formato das pedras que parecem ter sido aparadas com faca - o que justifica, também, o nome do parque nacional onde fica o Cânion do Itaimbézinho: Parque Nacional de Aparados da Serra. O local reúne um conjunto de cânions que é considerado o maior da América do Sul. Ao todo são mais de 13 mil hectares de áreas verdes com diversas trilhas e cachoeiras - sem mencionar o visual indescritível do cânion visto lá de cima. Uma das trilhas mais famosas é a Trilha do Cotovelo, de onde é possível ter uma visão privilegiada do cânion - são 6 km (ida e volta) que levam a um mirante estrategicamente localizado, não sendo necessário auxílio de guia turístico já que o trajeto é bem demarcado.
Cânion Fortaleza, Rio Grande do Sul – Ao lado do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, está localizado o Parque Nacional Serra Geral, que conta com mais de 60 opções de cânions tão bonitos quanto o de Itaimbézinho na mesma região. A dica é explorar ao máximo a região e esticar o passeio para conferir de perto as principais atrações dos dois parques. O Cânion Fortaleza é um dos mais famosos, juntamente com o Cânion Malacara. Apesar de todos se parecerem entre si, algo único faz com que tenhamos uma sensação de total surpresa e fascínio quando chegamos perto da borda de cada um. Mas com certeza, o que mais chama a atenção e surpreende pela sua magnitude é o Fortaleza: com mais de sete quilômetros de extensão, é formado por uma enorme fenda na terra que parece não ter fim. Além disso, é possível conhecer também a Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo.
Cânion do Guartelá, Paraná – Considerado o sexto maior cânion do mundo, o Cânion do Guartelá possui fendas de até 450 metros de altura e uma extensão de mais de 30 quilômetros. Localizado no Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, no Paraná, é recheado de trilhas, muito verde, paisagens lindas e cachoeiras refrescantes. Chegando lá, você pode escolher entre duas opções de trilhas nesse local: a básica e a completa. As duas são bem sinalizadas e têm um nível médio de dificuldade, porém, para a segunda opção, é preciso de acompanhamento de um guia do parque.
Cachoeira do Buracão, Bahia – Bem longe dos cânions do Sul do país, mais precisamente no nordeste do Brasil, está localizado um dos lugares mais incríveis do País: A Chapada Diamantina. Com morros, trilhas, cachoeiras e muito verde, o destino é aventura certa para quem gosta de contato com a natureza selvagem, bem longe das praias, indo na contramão das paisagens costumeiras da Bahia. Um dos passeios mais procurados por lá é a visita a Cachoeira do Buracão, que é nada mais do que uma queda d'água em meio a um cânion que pode ser acessado por cima ou por baixo (seja se banhando nas águas naturais ou fazendo uma trilha para ver o vale de cima).
Cânion do Xingó, Sergipe – O Cânion do Xingó surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó (inaugurada em 1994), na divisa entre Alagoas e Sergipe. O que muitos não imaginavam é que, além de muito bonito, o local se tornaria destino certo de turistas do mundo inteiro. Considerado o 5º maior cânion navegável do mundo, por lá é possível andar de Catamarã (espécie de barco que navega pelos rios) e em alguns pontos embarcar em pequenos barquinhos para curtir de pertinho os paredões de pedra que margeiam o lago esverdeado. Existe também um espaço demarcado próprio para se refrescar nas águas cristalinas do local, sem perigo de afogamento.
Cânion do Rio Poti, Piauí – O Piauí é mesmo uma terra repleta de belezas naturais, algumas ainda intocáveis, acessíveis somente aos aventureiros mais dispostos. O Cânion do Rio Poti é um exemplo de lugares impressionantes na região que muitos brasileiros ainda não conhecem, mas que revela uma beleza única. A fenda geológica, localizada na região da serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará, mostra uma beleza única com suas diversas cavernas e grandes paredões moldados pela ação da água. Além do passeio de barco pelas águas em meio aos paredões é possível observar inscrições rupestres.
0 comentários:
Postar um comentário