Propileu de Atenas
Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o Propileu. Um dos monumentos localizado dentro da Acrópole de Atenas, o principal ponto turístico da cidade, o Propileu, que está no lado oeste da colina, é o portal de entrada do local e já inspirou muitas construções semelhantes, como o Portão de Brandemburgo, na Alemanha.
Arquitetura e história do Propileu
O Propileu começou a ser construído no governo de Péricles, o comandante de Atenas entre 461 e 429 AC, que queria fazer uma grande entrada para a Acrópole. No entanto, por conta da Guerra do Peloponeso, tiveram que paralisar tudo no ano de 432 antes de Cristo, e com isso o portal nunca foi finalizado. Construído com diferentes tipos de mármore branco e cinza, o Propileu consiste em uma grande rampa que leva a um prédio central com diversas colunas e portas. Essas portas te deixam acessar duas alas: a oeste, que é adjacente ao Templo de Atena Nike, e a leste, que dentro dela tinha uma outra seção chamada Pinakotheke, na qual havia pinturas mitológicas. Tudo isso foi feito seguindo o estilo dórico (exceto por algumas colunas jônicas no prédio central). Apesar de não ser o maior ou a mais sagrada das construções da Acrópole, o Propileu tem uma grande importância na história, afinal ali era controlada a entrada das pessoas e ele também servia como proteção para todo o complexo.
Visitação ao Propileu
O ingresso para entrar na Acrópole custa 12 euros, mas com ele você pode ver todos os monumentos do complexo, inclusive o Propileu. É possível conhecer esse portal em mais ou menos uma hora (até porque se demorar mais, pode não dar tempo de ver os prédios maiores e mais importantes). Para fazer esse passeio é bom ir com roupas confortáveis e levar uma mochila com comida e bebida.
0 comentários:
Postar um comentário