São lugares especiais, que vivem intensamente o Natal. Eles se preparam para levar todos a um universo único de magia e encantamento. Logo, aposto com você que vai ficar difícil escolher apenas um destino!
Lugares para viajar no Natal – Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha é uma referência quando o assunto é Natal. Isso porque, Gramado e Canela, que já são encantadoras o ano inteiro, se tornam realmente mágicas no final do ano.Já são mais de 3 décadas realizando programações especiais, que vão desde decoração das casas e ruas aos grandes shows. Por isso, colocamos as duas cidades na lista dos melhores lugares para viajar no Natal.
Tanto a comunidade local quanto o comércio e o poder público preparam as cidades para receber o público. Para você ter uma ideia, neste período, Gramado chega a receber 2,5 milhões de turistas.
Como as duas cidades são bem próximas (cerca de 7,5 km de distância), é bem tranquilo aproveitar a viagem para acompanhar as atrações das duas cidades.
Canela
Em Canela é realizado o Sonho de Natal, que está em sua 31ª edição. Todo ano é escolhido um tema, que traz ainda mais sentido e significado para as atividades. E, este ano, todas as atividades buscam despertar “O brilho no teu olhar”.
A programação de Natal teve início dia 24 de novembro e seguirá até 6 de janeiro. As atividades são gratuitas, inclusive os espetáculos artísticos.
Algumas apresentações acontecem de forma itinerante, como a Paradinha de Natal, e outras, em espaços fixos, como o Auto de Natal.
A Catedral de Pedra é uma parada obrigatória para quem visita Canela. No entanto, ela já está na programação de Natal. Então, certamente, você vai conhecê-la, uma hora ou outra.
No entanto, se você quiser conhecer outros pontos da cidade, além da programação do Sonho de Natal, saiba que Canela tem muitas opções legais.
O Parque da Ferradura e o Parque Estadual do Caracol são ótimas opções para passar um tempo ao ar livre, em contato com a natureza. Neste último, você pode apreciar uma queda d’água de 131 metros de altura, cujo nome é Cascata do Caracol. A paisagem formada pela cachoeira com a mata é impressionante, tanto que é um dos pontos mais visitados da região.
Se você estiver viajando com crianças, vale à pena tirar um dia para conhecer o Alpen Park ou o Parque Terra Mágica Florybal. O Florybal é um parque temático, com mais de 40 atrações e mil esculturas. Inclusive, alguns bonecos gigantes emitem sons e se movimentam.
Gramado
Já em Gramado, cidade vizinha de Canela, você poderá conhecer o Natal Luz, considerado o maior Natal da América Latina. “Aqui eu volto a acreditar no Natal” é a frase que embala a 33ª edição. Também, não poderia ser diferente. A cidade respira Natal por quase 3 meses por ano. É isso mesmo! As atividades foram iniciadas dia 25 de outubro e rolarão até 13 de janeiro.
A cidade fica toda decorada, cheia de atrações rolando em vários cantos, que mais parece um outro mundo. O ambiente é tão fascinante que é capaz de contagiar até aqueles mais descrentes no Natal.
A programação do Natal Luz de Gramado possui mais de 500 apresentações espalhadas, sendo, a maior parte das atividades gratuitas. Entretanto, você vai precisar de ingressos para assistir aos espetáculos Reencontros de Natal, Natal pelo Mundo e o Grande Desfile de Natal.
O espetáculo Acendimento das Luzes de Natal acontece todos os dias às 20h30 no centro da cidade. A Parada de Natal é um animado desfile pelas ruas com vários personagens, inclusive o Papai Noel, sempre às 16h, de sexta à domingo.
Além destes programas, você também passear pela Vila de Natal, ver os pinheiros enfeitados durante a Tannenbaumfest e, se preferir, pode assistir aos diversos Shows na Rua Coberta.
Outras ótimas atrações da cidade, entretanto, sem a temática natalina, são: o Mini Mundo, o Mundo Encantado e o Gramado Zoo, que é um zoológico diferente. Lá, você não verá animais presos em jaulas e grades, mas sim em ambientes com vidros blindados, além de viveiros que reproduzem o habitat das espécies.
Lugares para viajar no Natal – Rio de Janeiro
Penedo
Localizada na região sul do Rio de Janeiro, Penedo, foi a única colônia finlandesa aqui no Brasil. Não sabia disso? A verdade é que essa informação pega muita gente de surpresa mesmo. Indo em Penedo, você pode visitar o Clube Finlândia e o Museu Finlandês Dona Eva para conhecer um pouco da cultura finlandesa.
Um local bem movimentado de Penedo é o shopping Pequena Finlândia, que mais parece uma vila de casas, pois é ao ar livre. As “casas” de madeira possuem estilo nórdico, mas são pequenas lojas de artesanatos, com destaque para tapeçaria, velas e cerâmicas. Além de artesanato, você também encontra por lá restaurantes, lojas de chocolates e tantas outras guloseimas.
A Casa do Papai Noel é um dos principais atrativos do shopping. Ela é feita em madeira, como um chalé, e os visitantes são recebidos pelo anfitrião. Além de conhecer toda a casa, é possível tirar fotos com o Papai Noel e sua lareira.
Além deste shopping temático, Penedo, em geral, possui um clima agradável, arquitetura característica e culinária especial. Por lá, você encontra restaurantes pratos com receitas alemãs e escandinavas. Mas, as trutas são típicas e servidas em quase todos os restaurantes.
Penedo também abriga belíssimas cachoeiras. Isso porque, Penedo, que é um bairro de Itatiaia, está localizado na Serra da Mantiqueira. Fica a dica para quem curte turismo ecológico.
Petrópolis
Já pensou passar o Natal numa cidade que respira história do Brasil? Assim é o Natal em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro. Por isso, escolhemos ela como um dos melhores lugares para viajar no Natal.
Petrópolis se tornava a capital do Brasil, durante o verão no período imperial. Isso porque toda a corte subia a serra, para fugir do calor do Rio de Janeiro e dos surtos da febre amarela.
Então, espalhados pela cidade, você vai encontrar diversos prédios e cenários que foram frequentados por importantes personagens da nossa história, como Dom Pedro II, Princesa Isabel e tantos outros.
Aliás, o nome na programação não poderia ser diferente: Natal Imperial. As atividades natalinas começaram dia 30 de novembro e seguirão até 20 de janeiro de 2019. A cidade promete um período de “Magia e Sonho Como Você Jamais Viu”.
A cidade de Petrópolis foi toda ornamentada para a chegada do Natal. Uma Iluminação Especial por todo Centro Histórico foi elaborada para inspirar até aqueles menos atentos às festas de fim de ano.
A Praça da Liberdade já está toda iluminada e ainda receberá uma Árvore de Natal de 35 metros de altura. O cenário é realmente mágico, especialmente quando consegue incluir a Catedral de São Pedro de Alcântara na vista.
Muitas atividades estão rolando nos espaços públicos, como na própria Praça da Liberdade, Palácio de Cristal, Parque Municipal e na Catedral de São Pedro de Alcântara. A programação é toda gratuita, exceto as atividades realizadas pelo Sesc e Senac, nas quais será cobrado alimento não perecível como forma de ingresso.
Além da programação de Natal, em Petrópolis, o que não falta é lugar para visitar. O Museu Imperial, Casa do Santos Dumont e Museu Palácio Rio Negro são alguns exemplos.
Lugares para viajar no Natal – Curitiba
Curitiba já foi considerada a capital do Natal no Brasil, sabia? Se hoje, todo mundo pensa logo em Gramado e Canela quando falamos das festas natalinas, a verdade é que nem sempre foi assim.
E, pela diversidade e grandiosidade do evento Luz dos Pinhais, poderíamos dizer que Curitiba pretende retomar o seu posto. A programação de 2018 está bem ampla e atrações bem diferenciadas.
Para você ter uma ideia, Carlinhos de Jesus está à frente da Parada de Natal. A apresentação envolve mais de 15 escolas de dança curitibanas – cerca de 250 dançarinos – e atravessará a Avenida do Batel, com mais 750 metros.
Na Praça Santos Andrades, bem no Centro da cidade, foi montada uma imponente Roda-Gigante e a simpática Casa do Papai Noel, além de uma cozinha com aulas de gastronomia.
Ah, a Maria Fumaça já está apitando em diversos bairros da cidade. Ela foi toda iluminada e está sendo palco para pequenas apresentações artísticas.
Outras atrações que despertam a curiosidade nas pessoas são O Incrível Piano Mágico e Incrível Piano Mágico Game, no Shopping Curitiba. O primeiro, é a escadaria que será palco para espetáculos artísticos, enquanto o segundo, é um game interativo aberto ao público. No Piano Mágico Game, o público será convidado a ajudar o Papai Noel a tocar uma música usando os pés, pisando num piano gigante.
Mas uma coisa é certa: ao visitar Curitiba, você precisa reservar um tempinho na agenda para visitar o Mercado Popular e alguns parques. Aliás, os parques curitibanos são incríveis! Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Barigui e o Jardim Botânico são apenas algumas sugestões.
Lugares para viajar no Natal – Campos do Jordão
Como já dissemos, a cidade é naturalmente encantadora. Como é bem diferente da maioria das cidades brasileiras, se torna tão atrativa para quem busca experimentar um “ar” diferente.
Um Natal dos Sonhos é o que a cidade promete aos seus moradores e visitantes. E, isso não é difícil, meio à tamanha beleza natural e arquitetônica.
Há uma década a programação natalina de Campos do Jordão é organizado pela Fundação Lia Maria Aguiar. As atividades tiveram início no feriado de 15 de novembro, com a inauguração das luzes de Natal, e seguirão até 6 de janeiro.
Este ano, a decoração é inspiradas nas artes, ou seja, cheia de elementos da música, do teatro e da dança. Isso tudo sem contar nos símbolos típicos do Natal.
O Portal da Cidade, a Praça Abernéssia e a Vila Capivari, com a ornamentação natalina combinando com a arquitetura local, tornaram Campos do Jordão numa verdadeira Vila de Natal.
Além das apresentações artísticas, se você visitar a cidade até o dia 7 de janeiro, poderá apreciar a Temporada Gastronômica de Natal, realizada pelo Cozinha da Montanha.
Diversos pratos foram criados exclusivamente para o período. São mais de 20 restaurantes participando desta ação, que tem as frutas vermelhas como ingrediente para harmonização.
O Parque Amantikir é um dos pontos mais recomendados para quem visita Campos do Jordão, especialmente para quem é amante da natureza, da botânica e paisagismo. O Museu Felícia Leirner, o Horto Florestal e o Museu Casa da Xilogravura são alguns lugares que te recomendamos dar uma passadinha também.
0 comentários:
Postar um comentário