Visitar a Costa Rica é, sob muitos aspectos, fazer uma verdadeira viagem no tempo. Não que o destino seja rico em prédios medievais ou coisas do tipo. Não, nada disso!
O estilo costarricense, na verdade, é bastante simples – e é por isso a sensação de não estarmos no mesmo calendário.
A impressão se concretiza ao dar uma olhada nos carros usados como táxis, sendo a maioria deles bem antigos. Mas não é isso que parece importar por lá.
Por lá, a preservação da vida como bem mais puro, é o que conta. Não à toa, Pura Vida! é um dos lemas do país.
Pura vida é um dos desejos mais comuns entre os locais. E não é coisa para vender camisetas para turistas, não. As pessoas levam o conceito a sério.
O país que não tem exército, preserva sua fauna e sua flora com cuidado. Você vê verdadeiro carinho da população pelos animais e cuidado para com suas plantas e vegetações.
Se você não curte muito a vida na natureza, talvez a Costa Rica não seja o destino ideal para você. Exceto pela capital, San José, natureza é tudo que você vai viver por lá.
O que fazer na Costa Rica: aventura e passeios educacionais
O ecoturismo é, de longe, a maior atração da Costa Rica. Praticamente todos os passeios são voltados para a modalidade.A terra do simpático bicho preguiça é ideal para ser vivida durante a parte da manhã, deixando a noite para passeios leves em alguma praça ou restaurante.
Sim, existe vida noturna, embora não seja lá um dos grandes atrativos da maioria das cidades. É muito mais comum ver os grupos reunidos em torno de uma mesa do que indo para festa.
De um lado, temos o Caribe; do outro, o Oceano Atlântico. No meio, muita natureza e biodiversidade. Com tanto verde e azul, as atrações costumam variar apenas de cenário.
Para quem ama aventura, a Costa Rica é um prato cheio. Dá para praticar muitos esportes aproveitando todo ar puro que poucos lugares no mundo ainda disponibilizam.
Não estamos brincando! Você pode praticar surf (aliás, é um destino muito procurado para tal), paragliding, vela, rafting, rapel, bungee jumping, fazer escaladas, trilhas e ir nas tirolesas.
Existem passeios mais calmos na Costa Rica? Claro que sim! A Costa Rica também é conhecida por seu excelente café, e o que não faltam são tours falando sobre suas propriedades.
Para os amantes da natureza, caminhadas e passeios guiados pelos parques, sobretudo o Parque Nacional Manuel Antonio, é um dos destaques do país.
Para quem quer ver a natureza em todo seu esplendor, a boa pedida é curtir um passeio noturno pela floresta, podendo prestar atenção em cada pio dos animais.
E outro momento imperdível é passear nas pontes suspensas localizadas nas florestas tropicais. Prepare a câmera, pois o passeio rende muitos cliques.
Ah, e claro, não podemos nos esquecer das praias. Entre as hippies e as mais badaladas, ou procuradas pelos surfistas, cada uma tem seu próprio charme e merece ser vista!
O idioma na Costa Rica
O idioma oficial da Costa Rica é o espanhol, mas bem sabemos que nem sempre a língua que nos cerca é a mais usualmente utilizada pelos visitantes brasileiros.Se o seu espanhol não anda bem das pernas, os guias e pessoas que lidam com o público no geral falam inglês bastante bem.
Afinal, principalmente durante o meio do ano, os americanos e europeus invadem a Costa Rica em busca de diversão, aventura e descanso.
E se nada estiver muito bom, não se preocupe! Os locais são extremamente simpáticos e fazem de tudo para te ajudar. Portanto, comunicação não será um problema na Costa Rica.
Preços, moeda e dinheiro
Viajar para a Costa Rica não é barato, não para os bolsos brasileiros, pelo menos. A grande maioria das tarifas são caras: comida, transporte e passeios, sobretudo.O país está mais do que acostumado com as tarifas em dólares, e a conversão está na ponta da língua dos moradores e comerciantes.
Por isso que, ao viajar para lá, você pode viver com dólares sem nenhum problema. Trocar reais pela moeda local (colóns) não é tarefa simples, apenas bancos específicos o fazem.
E tais bancos são encontrados apenas na capital, San José. Nas cidades menores e mais turísticas, você troca apenas os dólares com facilidade.
O que levar na mala
Arrumar a mala para a Costa Rica exige alguns cuidados especiais, mas nada muito diferente de quem prepara uma mala para uma viagem de aventura.Os principais itens são o protetor solar e o repelente, eles devem ser seus melhores amigos durante sua viagem.
Outra dica é levar roupas que sequem rapidamente e sejam leves para longas caminhadas e aventuras na mata ou na água.
Chapéu e óculos escuro são boas opções para proteger os olhos e a pele do sol, roupas especiais de manga comprida com proteção UV também são bem-vindas!
Invista em calçados que sejam resistentes à água e busque aqueles ideais para trilhas e caminhadas em terrenos não regulares.
Uma câmera de aventura, estilo GoPro, é uma boa pedida! Mas leve seu próprio adaptador, pois os capacetes com adaptadores acabam com facilidade nos passeios.
Leve sempre mais de uma opção para os itens que listamos acima e para roupas de banho, pois às vezes chove e, entre um passeio e outro, as roupas podem não secar a tempo.
0 comentários:
Postar um comentário