Veja o relato de Clarissa Mattos da visita em Brumadinho, que serve de uma ótima dica para conhecer.
por Clarissa Mattos
O Instituto Inhotim estava no topo da minha lista de lugares para conhecer no Brasil. E quer saber? Continua. O lugar promove um grandioso encontro entre a natureza e a arte contemporânea e saí de lá já pensando em voltar.
Localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, o Inhotim põe o Brasil e Minas Gerais do mapa cultural do mundo. Com os seus 17 pavilhões, é o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo e seu jardim botânico foi projetado por ninguém menos que Burle Marx.
Antes de conhecer, pensava em Inhotim como um imenso jardim botânico, salpicado de esculturas. Não tinha a menor ideia da sua dimensão. Sim, você anda por maravilhosos jardins e lagos, na companhia de pássaros, borboletas, capivaras. Também existem algumas esculturas espalhadas pelo parque. À medida em que você se perde pelas lindas rotas verdes, de repente você se depara com enormes pavilhões de arte, que abrigam o acervo principal.
Em cada um deles há monitores, que estão aptos dar informações sobre as obras. Use e abuse do serviço deles. Esses meninos e meninas são quase todos moradores de Brumadinho e redondezas. Quem me contou foi uma das monitoras. Enquanto me contava sobre a obra Continente/Nuvem, de Rivane Neuenschwander, eu viajava nas nuvens de bolinhas de isopor, que aleatoriamente se formavam num céu de forro transparente. A instalação foi criada na casa mais antiga da fazenda que antecedeu o parque de Inhotim.
Tenha certeza de uma coisa: você nunca sairá de um pavilhão da mesma forma que entrou. Nada está lá por acaso e a convivência entre a arte a natureza só potencializa o impacto. O sossego do verde contrasta com o incômodo ou curiosidade despertados pela arte. É um caleidoscópio de sentidos. Prepare-se para usar todos os seus.
Clarissa Mattos é uma baiana que atravessou o Oceano Atlântico não a nado, mas por amor.
Fonte: http://roteirosincriveis.uol.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário