Localizado no estado do Tocantis, o Jalapão é um destino ainda pouco procurado por turistas, mas que revela belezas naturais fascinantes. A região é uma mistura de dunas, rios, cachoeiras e chapadas. Ou seja, o lugar ideal para a prática de ecoturismo.
Entre suas atrações imperdíveis está a Serra do Espírito Santo, onde chapadões enormes e campos formam um cenário imponente e ao mesmo tempo inspirador. Próxima a ela está a Duna do Jalapão, resultado da erosão de um dos lados da Serra.
Já o município de Mateiros reserva pedacinhos do paraíso, como a Cachoeira do Formiga, de água esmeralda e cristalina e os fervedouros, pequenas lagoas que surgem em um terreno de areia fina e que impedem que as pessoas afundem.
No quesito hospedagem, ficar no Safári Camp Korubo é um atrativo à parte. Com barracas simples, porém funcionais, os hóspedes ficam mais próximos à natureza. O regime de alimentação é pensão completa. Como chegar: o principal acesso à região é pela cidade de Ponte Alta do Tocantis, a 190 km de Palmas, capital do estado.
O que fazer no Jalapão
Serra do Espírito Santo
É um dos cartões postais do Jalapão. O cenário surpreende pelas chapadas enormes, que contrastam com a vegetação característica da região, o cerrado.
Duna do Jalapão
A paisagem é contrastante, pois as dunas são resultado da erosão de uma das faces da Serra do Espírito Santo. Após caminhar pelas dunas é possível contemplar o belíssimo pôr do sol.
Canoagem no Rio Novo
A canoagem de 4,8 km pelo Rio Novo pode ser feita até por iniciantes, pois não exige muito esforço dos turistas e rende momentos de pura diversão.
Fervedouro
São pequenos lagos que surgem em meio ao terreno arenoso e, devido ao fenômeno de ressurgência (areia revolvida na água), impedem que os visitantes afundem.
0 comentários:
Postar um comentário