Mykonos, que significa “ilha branca”, parece que foi feita pelos deuses. Tem cerca de 360 igrejas, belas praias e excelentes recursos para turismo. Foi descoberta em 1950 por um grupo de jovens gregos, filhos de boas famílias, que só queriam se divertir.
Com intensa atividade turística entre maio e setembro, Mykonos é a mais cosmopolita das ilhas gregas e reúne um público de idades variadas que viaja em busca de lugares e cultura diferentes, baladas e gente bonita.
Habitada desde o quinto milênio a.C., a ilha faz parte do Complexo de Cíclades (o complexo de ilhas do Mar Egeu) e tem como característica arquitetônica o estilo cicládico, com suas casas caiadas de branco que formam um labirinto através das inúmeras vielas calçadas com paralelepípedos. Isso sem falar dos moinhos de vento que, em combinação com cúpulas vermelhas e campanários das inúmeras igrejas, compõem uma imagem de beleza incomparável.
Mykonos é, provavelmente, a ilha mais famosa da Grécia e também uma das mais visitadas do Mundo pelos turistas. A fama de Mykonos e do grande número de visitantes, entre eles importantes personalidades de todo o mundo, resultaram na atividade comercial que tornou famoso o comércio na ilha.
A capital leva o nome da ilha, mas também é chamada de Chora (o “ch” deve ser pronunciado como “rr”) e traz também um grande número de cafés, bares e restaurantes de excelente qualidade e sempre muito bem decorados. Chora é também o ponto de partida do serviço regular de ônibus e de outros meios de transporte para quem quer conhecer as outras belezas da ilha e as suas pitorescas praias.
Próximo à Mykonos está a ilha de Delos, que foi importante centro religioso e comercial durante o período da Grécia Antiga, tendo grande influência na política naquela época. Guarda construções remanescentes do século VIII a. C., como o grande anfiteatro. Há, também, um museu no local, construído em 1904, com estátuas e relíquias de Delos.
De Mykonos para Delos
Diariamente, saem embarcações locais para quem quer visitar Delos. As partidas acontecem diariamente a partir do pequeno porto em frente à igreja de São Nicolau, na cidade de Mykonos (Chora). Os bilhetes podem ser adquiridos no local, desde que sejam comprados até 15 minutos antes da partida da embarcação. Em períodos de maior movimento na ilha, é recomendada a compra na véspera.
Dica: consulte a previsão dos ventos antes de adquirir seu ticket, pois com ventos fortes o passeio pode se tornar desagradável, uma vez que a embarcação é pequena e aberta.
O passeio pode ser feito também com guia e comprado antecipadamente, nesse caso.
As melhores praias de Mykonos
– Platis Yialos (ou Gialos): bem estruturada, com restaurantes, cafeterias e mini-mercado. Acesso fácil de ônibus, partindo de Mykonos Town. De Platis Gialos partem barquinhos que levam para as praias de Paradise, Super Paradise e Eliá, entre outras, e o valor é em torno de 5 ou 6 Euros (ida e volta).
– Psarou: ao lado de Platis Gyalos, é possível ir a pé de uma para a outra.
– Paradise e Super Paradise: acesso de carro, ônibus ou barco (sendo que a Super Paradise não tem acesso com ônibus municipal, mas oferece transporte próprio partindo de Mykonos Town). São as praias mais badaladas da ilha, com beach club e DJ. Ideal para quem gosta de curtir um som no final da tarde, horário de “pico” do movimento, e ver gente bonita.
– Eliá: acesso de ônibus, carro ou barco. Oferece esportes aquáticos.
– Kalô Livadi: praia sem grande estrutura e mais vazia do que as outras. Uma parte da praia é ocupada por espreguiçadeiras e outra metade fica mais tranquila, para aqueles que preferem um canto mais sossegado.
Hospedagem em Mykonos
Em Mykonos, os melhores locais para hospedagem são a capital e as praias melhor estruturadas, mas existem opções de casa ou hotéis em locais mais isolados para aqueles que preferem se hospedar com maior tranquilidade.
As praias mais estruturadas ou próximas da capital são Aghios Stéfanos, Tourlos, Megali Ammos, Ornos, Psarou, Platis Yialos, Paradise e Super Paradise – as duas últimas são as mais badaladas e onde ficam os mais famosos beach clubs.
0 comentários:
Postar um comentário