Salerno tem a cara do sul da Itália: os cheiros, gostos, autenticidade e as belezas. Enquanto as vilas da Costa Amalfitana têm aquele charme do colorido e uma certa carinha de “feito para turistas” (que de forma alguma tira o valor e atrativo), Salerno tem cara de cidade onde os italianos vivem, sem tantos turistas, mas com muita estrutura de hospedagem, restaurantes, tratorias, pizzarias, bares e movimento.
A verdade é que, se você estiver programando uma temporada romântica ou um descanso na Costa Amalfitana, ficar em Salerno (ou Sorrento, a outra cidade que fica na beira da costa, mas do outro lado) não é a melhor opção. Mas se você quer economizar, conhecer mais dos arredores e experimentar uma cidade maior, Salerno é uma boa opção.
Salerno é uma cidade histórica que foi um rico ducado no século 11. Seu centro histórico mantém o traçado medieval e é bastante preservado. Comece explorando pela Via dei Mercanti, a rua principal, e depois se perca pelas ruelas, procurando becos e palácios.
Por ali está o Duomo de Salerno, uma das catedrais mais bonitas da região. Foi construída no século 11, época do ducado de Salerno, e remodelado nos séculos seguintes, sem perder algumas das características originais. A igreja é dedicada a São Mateus e dizem que os restos do apóstolo estão na cripta abaixo da catedral, cuja entrada é gratuita.
Como é um cidade italiana, você vai encontrar várias igrejas medievais, como a de San Pietro a Corte, a de San Giorgio e a Di Santa Maria de Lama.
Dentre os museus da cidade, o Arqueológico Provincial um dos mais interessante, o museu abre de terça a domingo. Também fecham nas segundas os Jardins de Minerva. Esses jardins ficam no alto da cidade e permitem uma vista bonita. O ingresso custa 3 euros.
Em 1076, quando Roberto Guiscardo tornou-se duque de Salerno, ele apoiou o crescimento de uma escola médica fundada dois séculos antes, a Scuola Medica Salernitana, que tornou-se uma das mais famosas da Europa. Hoje, o museu usa de tecnologia 3D e interatividade para contar essa história. A entrada também custa 3 euros.
Por fim, há duas avenidas muito agradáveis para caminhar. O Corso Vittório Emanuele, uma avenida larga, com partes fechadas para trânsito, muitas lojas e moderna e a Lungomare Triste, um calçadão de 8 km na beira do mar e com uma vista bem bonita.
Lá em cima, o mar pode até estar lotado de turistas barulhentos que lotam atrações paradisíacas, ao redor do mundo. Mas é debaixo d’água, onde o único ruído parece ser o da respiração lenta com o auxílio de cilindros, que um mundo único se abre bem diante dos olhos.
Seja na brasileiríssima Fernando de Noronha ou nas distantes Maldivas, praticar mergulho é uma experiência fascinante até para quem não conta com certificação internacional.
Conceitos como flutuabilidade neutra, como é conhecida a técnica de controlar a posição vertical na água apenas com a respiração, uso de dispositivos de sinalização e controle de equipamentos só parecem fazer sentido quando o novato cai, pela primeira vez, em águas marinhas.
Mas a sensação é de estar sempre fazendo um mergulho pela primeira vez na vida. Confira cinco motivos para você querer aprender a mergulhar.
Reduz o estresse
É só começar a descer alguns metros para a gente deixar para trás o estresse do dia a dia e mergulhar em um mar de tranquilidade, onde o único som que se escuta é o da respiração e das bolhas de ar.
Mergulho guiado em Maragogi, norte de Alagoas (foto: Maragogi Divers/Divulgação)
Melhora o condicionamento físico
Considerada uma atividade tão perigosa quanto jogar boliche, o mergulho autônomo reduz os riscos de doenças cardíacas e melhora a capacidade respiratória.
Procedimentos durante curso de mergulho em Fernando de Noronha (foto: Tati Vasconcelos/All Angle)
Queima calorias
Durante a atividade de mergulho, são queimadas 900 calorias por hora e trabalhados os músculos do corpo.
‘Passo de gigante’ é uma das técnicas que se aprende, antes de começar a mergulhar (foto: Tati Vasconcelos/All Angle)
Contato com a natureza
Ao mergulhar, você entra em contato com um novo ambiente, daqueles que a gente não costuma visitar com frequência.
foto: Andreza dos Santos/All Angle
Ajuda a fazer novos amigos
Diferente do que se imagina, o mergulho é uma atividade social, uma vez que não é recomendado mergulhar sozinho, e possibilita a integração com pessoas que tenham os mesmos hobbies e gostos (pelo menos no que se refere ao mergulho).
Aula em águas confinadas da praia do porto de Santo Antonio, em Fernando de Noronha (foto: Ismael Escote/Atlantis Divers)
Conheça destinos para banhos em praias de águas doces:
ANDARAÍ
Praia do rio Paraguaçu (foto: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Andaraí/Chapada Diamantina)
A 10 minutos da cidade de Andaraí, na região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a região da cachoeira da Donana, na saída do Canyon do Rio Paraguaçu, dá acesso às praias do rio Paraguaçu.
Com praias rasas e de pouca correnteza, o local abriga 4 km de praia com vasto areal branco. As águas da região representam o berço de 50% dos rios que banham a Bahia, cujo principal endereço é o Paraguassu, rio importante para o desenvolvimento da vida no semiárido baiano.
CARAÍVA
Eis um dos destinos mais exclusivos e alternativos do litoral sul da Bahia.
Caraíva, no litoral sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)
Localizada a pouco mais de 100 km de Porto Seguro, a pacata vila de pescadores de Caraíva tem como principal atração o rio que dá nome ao destino, cuja única forma de acesso é em breves viagens de canoa, uma vez que esse destino de ruas de areia não permite a entrada de carros.
Entre as atrações recomendadas, observação do pôr do sol, passeios de Stand Up Paddle, descida de rio a bordo de boias e o famoso pastel de arraia, em bares locais.
PRAIA DA FIGUEIRA
Praia da Figueira (foto: Divulgaçao)
Localizada em uma área particular de Bonito, destino ecoturístico do Mato Grosso do Sul, a praia da Figueira tem areia branca e uma lagoa de 60 mil m².
Além de mergulho, o local conta com atividades como tirolesa, caiaque e flutuação.
CACHOEIRA DA VELHA
Prainha da Cachoeira da Velha, no Tocantins (foto: Eduardo Vessoni)
A força das águas da Cachoeira da Velha, considerada a maior do Jalapão, no Tocantins, não é muito convidativa para banhos.
Mas próximo ao local, uma prainha com águas mansas, alimentada pelas águas do Rio Novo e cercada por matas de galeria, pode ser visitada após uma trilha de uma hora. O destino possui área para descanso e para camping.
PRAIA DO TUPÉ
Localizado a 34 km de Manaus e com acesso exclusivo por barco, o local é procurado por moradores locais, nos finais de semana. Sua extensão pode variar de 20 a 80 metros, de acordo com a vazante do Rio Negro. A melhor época vai de agosto a março.
Praia do Tupé (foto: Eduardo Vessoni)
Outra faixa de areia amazônica é a lotada Ponta Negra, a 13 km do centro da capital do Amazonas.
Fique atento à época de chuvas na região, entre dezembro e maio. Embora com clima mais ameno, os dias são marcados por chuvas frequentes.
ALTER DO CHÃO
Alter do Chão (foto: Embratur/Divulgação)
Localizada a 35 km de Santarém, no Pará, essa praia do rio Tapajós tem areia branca e águas cristalinas provenientes do Rio Tapajós.
Conhecida como Caribe Amazônico, a atração só está disponível no período da vazante do rio, de agosto a janeiro.
Os aventureiros de plantão nunca se cansam de uma boa dose de adrenalina. Sempre rodeados de paisagens de tirar o fôlego, são o tipo de viajantes que causam inveja aos mortais trancados num escritório. Para continuar essa saga de descobertas e novas experiências, que tal conhecer Salta, na Argentina? Entre cascatas, desertos e montanhas, a cidade promete dias inesquecíveis.
A região serrana a 1.500 km de Buenos Aires tem infraestrutura de sobra na área central, com edifícios do século 19 que abrigam museus, igrejas, bares e restaurantes. Entre seus principais atrativos estão o bungee jumping no abismo em Cabra Corral, rappel, tirolesa, trekking a pé ou de bike entre os altos cumes da Cordilheira dos Andes, rafting no rio Juramento, pesca esportiva e outros esportes náuticos.
Travessias de 4×4 pelos desertos e salares da Puna – como Salinas Grandes – também pode estar incluso no seu roteiro, prometendo paisagens surreais. O passeio no Tren a las Nubes (Trem das Nuvens) é tão indispensável quanto. O ponto principal do percurso de três horas, que vai de Salta a San Antonio de los Cobres, é quando cruza o Viaduto La Polvorilla, situado a 4.200 metros de altitude, onde é feita uma parada de 30 minutos para fotos.
Em Salta também se instalam vinícolas, que tornam o noroeste argentino mais uma boa parada para amantes de vinhos. Os passeios se estendem por casas produtoras, lojas e eno-spas que vão até Cafayate, a 190 km de distância. A gastronomia fica completa com pratos regionais típicos da Patagônia, como a carne de cordeiro, lhama ou alpaca, além de empanadas salteñas e outras massas.
Vale a pena incluir no roteiro a província de Jujuy, onde cenários exóticos também imperam sobre os homens, como se vê no fabuloso cânion Quebrada de Humahuaca. Em Purmamarca, outra atração natural curiosa e que atrai olhares do mundo todo: o Cerro de los Siete Colores, montanha possui sete cores em sua formação.
Como chegar: existe aeroporto a 7 km de Salta, que em voos partindo de Buenos Aires tem viagem com duração de 2h. De ônibus, partindo também da capital argentina, somam-se mais de 20 horas de trajeto. A cidade está a 12 horas da fronteira com o Chile, na altura do Deserto do Atacama, possibilitando também essa via como alternativa.
Fora dos circuitos mais turísticos, a cidade surpreende pela mistura de estilos na arquitetura
Quando se pensa em cidades californianas, Los Angeles e San Francisco
vêm logo à mente, duas metrópoles que habitam o inconsciente
coletivo cultural. Porém, um pouco mais ao sul, fora do radar, San Diego
nos conquista com seu rico conjunto urbano, tanto pelo passado
histórico – foi o primeiro município a se estabelecer na Califórnia –
quanto pelos destaques de arquitetura moderna e contemporânea.
O mix eclético, no qual o modernismo californiano se mistura à herança do período colonial espanhol, com direito a vários revivals estilísticos, já pode ser obervado na área de Downtown. O antigo distrito de Gaslamp Quarter,
com prédios da era vitoriana, nutre-se do contraste entre estes e
elegantes edificações art déco, além de exemplos da escola moderna do
sul do estado surgida nos anos 1950 e 1960.
Aos tradicionais brises-soleils verticais da San Diego County Courthouse,
de 1961, contrapõe-se uma releitura atual do brise feita por Richard
Meier (foto acima), para um segundo tribunal localizado bem do outro
lado da rua (este, do governo federal, erguido em 2012).
Um dos orgulhos locais é o Balboa Park. Maior que o
Central Park nova-iorquino, ele é famoso pela alameda principal El
Prado, onde se alinham edifícios variados que compõem um grupo de mais
de 12 museus, de arte e fotografia contemporânea a ferrovias. Mas é a
exuberância da flora ao redor que mais chama a atenção.
No Cactus Garden, de 1935, uma vasta coleção de cactos e suculentas
conserva alguns exemplares tão esculturais que chegam a lembrar criações
de Louise Bourgeois. E no Botanical Building (foto acima), mais de 2
mil espécies de plantas abrigam-se do sol debaixo de uma
monumental cobertura de treliça construída em 1915.
Mesmo a cerca de duas horas do glamour de Hollywood, San Diego tem seu lugar garantido na história do cinema: o clássico Quanto Mais Quente Melhor, com Marilyn Monroe, Jack Lemmon e Tony Curtis, foi filmado lá, no Hotel del Coronado (acima).
Erguido em 1888, com estrutura de madeira, The Del, como é conhecido, é
um dos mais cultuados exemplos dos resorts americanos de
estilo vitoriano. Na época de ouro de Hollywood, era o playground de
estrelas como Rodolfo Valentino, Mae West, Charlie Chaplin e Clark
Gable.
A instalação Fallen Star, 2012, do coreano Do-Ho Suh, paira sobre o campus da UCSD, do alto da Escola de Engenharia)
Mais ao norte, no distrito de La Jolla,
reconhecido por alojar avançados centros de pesquisas, o pensamento
aberto que leva a descobertas nas ciências se estende para a inovação na
arte e na arquitetura. No campus da University of California San Diego –
UCSD, o artista coreano Do-Ho Suh instalou sua obra Fallen Star (acima),
uma casa-escultura pendurada na borda do sétimo andar de um
dos prédios. Apropriadamente, o trabalho que desafia a gravidade está
ancorado no topo da Escola de Engenharia.
Geisel Library (1970), projeto de William Pereira
A menos de um quilômetro dali, um outro edifício do campus tornou-se referência da arquitetura brutalista americana – a Geisel Library (foto acima), projeto de 1970 de William Pereira, nascido em Chicago.
Amante da ficção científica, ele aplicava ao seu trabalho uma visão
futurística perceptível também no Transamerica Pyramid, torre mais
alta de San Francisco – não surpreende que um de seus estudantes na
University of Southern California tenha sido Frank Gehry. Na Geisel
Library, Pereira elevou a biblioteca sobre colunas de concreto
aparente que sustentamum volume algo cubista.
O
Salk Institute (1965), projeto máximo do americano Louis Kahn, é lugar
de peregrinação obrigatória para todo aficionado da arquitetura
Mas a obra principal do repertório de La Jolla fica por conta de outro
arquiteto da mesma fase, o legendário Louis Kahn. Jonas Salk, cientista
que descobriu e desenvolveu a vacina da poliomielite, desafiara Kahn a
criar uma sede para o seu instituto de pesquisas, Salk Institute (foto acima), que fosse digna de uma visita de Pablo Picasso.
A resposta do arquiteto veio na forma de um complexo em que todos
os elementos se integramem sincronia – materiais, volumes, implantação,
organização espacial interior e exterior, respeito ao programa e até
alinhamento com a orientação solar. Ali, uma verdadeira
sinfonia arquitetônica culmina numa praça central de sutileza capaz de
nos lembrar que o devaneio imaginativo é tão importante para a arte como
para a ciência.
San Diego County Administration Center (1938), que combina elementos art déco como estilo neocolonial espanhol
Depois de tanta arquitetura, nada como buscar um pouco de natureza para
descansar o olhar. Atrás do Salk Institute fica uma trilha de onde se
pode ver a praia de Black Beach, bairro
ultraexclusivo de La Jolla Farms, com megamansões e a reserva ecológica
de Torrey Pines. Panoramas deslumbrantes do Oceano Pacífico remetemao
que diz Paulo Mendes da Rocha: “A geografia é a arquitetura
primordial”. Em San Diego, a afirmação do mestre não poderia estar mais
correta.
Conheça
as principais cidades de maior turismo na Bélgica e veja o que fazer em
cada uma delas. A Bélgica é um país lindo e que faz fronteira com a
França a oeste, Alemanha a leste, ao sul com Luxemburgo, a nordeste com
os Países Baixos e ao norte é banhada pelo Mar do Norte. O país é
dividido em três grandes regiões, mas basicamente, o que você precisa
saber é que na regão norte, em Flanders se fala holandês e na região
sul, em Valônia, se fala francês. Só por essa diferença já dá para ver o
quanto o país é interessante e o quanto a cultura, pode variar de
cidade para cidade.
Bruxelas
É
a capital da Bélgica e uma das cidades mais importantes e famosas da
Europa. A cidade é um poço de cultura e abriga pessoas de todas as
partes do mundo, sendo uma das metrópoles mais internacionais do
continente. A Grand Place é a praça principal da cidade e também foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Bruges
A
cidade de Bruges fica perto da capital e é uma das cidades mais
românticas do país. Ela teve o centro histórico declarado como
Patrimônio Mundial pela UNESCO. Uma das vantagens é que a cidade é tão
pequena que em um dia você conhece e percorre ela inteira e tudo isso a
pé, até porque o centro histórico e turístico é fechado para carros.
Gante
Gante
é outra cidade da Bélgica cheia de canais e muito romântica. Também é
facilmente explorada a pé e em pouco tempo. O que a distingue das demais
cidades que têm o mesmo estilo de vida e arquitetura é a vida
estudantil. Por esse motivo, há muitas opções de lazer, como museus,
óperas, bares, entre outros.
Antuérpia
A
cidade fica na região norte do país e é um lugar muito bacana, que
chama a atenção por sua vida noturna bem agitada e divertida. A cidade é
famosa também por sua estação de trem, sendo considerada uma das mais
lindas do mundo. Além disso, a cidade ainda é a capital belga de moda.
Se está pensando em visitar várias cidades da Bélgica ou até outras da
Europa, não deixe de conhecer as rotas de trem da Bélgica, uma ótima opção de transporte e que vai ajudar você a economizar durante a viagem.
Bastogne
É
uma cidade cheia de história e pontos turísticos relacionados à Segunda
Guerra Mundial. Ela foi palco para a Batalha de Bulge, onde muitos
norte-americanos morreram. Há também um memorial para esses combatentes,
o Mardasson Memorial. Então se você gosta de história, esta cidade tem
que ser uma parada obrigatória no seu roteiro.
Dinant
É
uma cidade linda, como Bruges, e que parece de mentira, de tão perfeita
e charmosa que é. A cidade fica ao longo do Rio Meuse, um dos
principais do país e que a torna ainda mais bela. O principal ponto
turístico e cartão postal de Dinant é a Igreja Colegiada de Notre-Dame,
que apesar de ter tudo muitos deslizamentos, foi restaurada diversas
vezes.
Leuven
Leuven
é conhecida por ser a cidade da mais antiga universidade católica do
mundo, o que faz com que também seja uma cidade cheia de estudantes e
muito juvenil. A região histórica tem pontos turísticos belíssimos, como
a Igreja de São Pedro. Por outro lado, é também um paraíso para quem
pretende fazer compras, com várias ruas dedicadas apenas ao comércio.
Spa
Acredite
se quiser, a cidade realmente se chama Spa e tem tudo a ver com os spas
que a gente imagina. De fato, a cidade é conhecida por seus tratamentos
de águas termais, que durante o século XVIII se popularizou, fazendo
com que pessoas do mundo inteiro fossem conferir os poderes curativos
dessas águas.
Qual o valor do tempo? Para um atleta olímpico como o Gustavo Borges, um só segundo pode ser decisivo na hora de conquistar uma medalha.
Aqui, entendemos o valor do seu tempo, e sabemos que na hora de concretizar um sonho, como o diploma do Ensino Superior, cada minuto de conhecimento compartilhado é precioso para a sua carreira. Por isso, aqui você estuda onde e quando quiser, podendo acessar todo o conteúdo em seu smartphone, tablet ou computador.
Inscrição gratuita utilizando o cupom SEMTAXA e matrícula por R$ 49!
*Condições válidas apenas para calouros ingressantes no 1º semestre de 2019. Verifique editais e regulamentos das condições comerciais no site da instituição. Consulte cursos elegíveis e turnos disponíveis no ato da matrícula.
Experimente o DAZN hoje e assista aos seus esportes favoritos ao vivo, de graça e ilimitado por um mês, nos seus dispositivos prediletos.
O DAZN anuncia o seu lançamento oficial no Brasil! Experimente a plataforma de streaming hoje e assista aos seus esportes favoritos ao vivo, de graça e ilimitado por um mês.
Após o primeiro mês grátis, você será cobrado(a) em R$ 37,90 por mês de acordo com as informações de pagamento cadastradas, a não ser que você cancele a assinatura. Você pode cancelar quando quiser. Deslize para baixo e confira a programação completa de streaming de esportes ao vivo no DAZN.
Fique por dentro dos esportes que você mais gosta com o DAZN.
Não perca nada! Adicione news@in.dazn.com ao seu catálogo de endereços! Esse e-mail foi enviado a você por ser assinante registrado do DAZN.com. Para alterar suas preferências de e-mail a qualquer momento, acesse a seção Minha conta no DAZN.
Não responda a este e-mail, pois não poderemos enviar nada a partir deste endereço. Se precisar de ajuda ou se gostaria de falar conosco, acesse a seção de Ajuda.
Se quiser deixar de receber esses e-mails, clique aqui para cancelar as notificações.
3003-1189 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-721-5844 (demais localidades).
Diplomas emitidos por:
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICID, Unifran e FSG
*Condições válidas apenas para calouros ingressantes no 2º semestre de 2019. Verifique editais e regulamentos das condições comerciais no site da instituição. Consulte cursos elegíveis e turnos disponíveis no ato da matrícula.
To avoid receiving this email in spam filters and blacklists,
You might want to ensure that our emails get through to
you by moving us to your "safe sender" list.
Corega
Seguro Auto
Para que serve o seguro:
O seguro é usado para reduzir os prejuízos financeiros em caso de roubo e furto do veículo ou se houver um acidente envolvendo o seu carro. Dependendo da apólice contratada, o seguro indeniza os danos materiais do veículo e pessoais das vítimas, se houver – do segurado e de terceiros.
Seguroauto.org ® Brigadeiro Faria Lima - Pinheiros - São Paulo. Temos parcerias com as principais corretoras de seguro e seguradoras do Brasil. Preencha o nosso formulário para solicitar o seu seguro auto e receber o contato de um de nossos corretores em sua região.
Este e-mail foi enviado para: %%emailaddr%% porque você optou por receber ofertas e novos conteúdos produzidos pela Unidas. Você pode Ver polÃtica de privacidade Unidas | %%Member_Addr%% â %%Member_City%% / %%Member_State%% CEP %%Member_PostalCode%%