Seja na brasileiríssima Fernando de Noronha ou nas distantes Maldivas, praticar mergulho é uma experiência fascinante até para quem não conta com certificação internacional.
Conceitos como flutuabilidade neutra, como é conhecida a técnica de controlar a posição vertical na água apenas com a respiração, uso de dispositivos de sinalização e controle de equipamentos só parecem fazer sentido quando o novato cai, pela primeira vez, em águas marinhas.
Mas a sensação é de estar sempre fazendo um mergulho pela primeira vez na vida. Confira cinco motivos para você querer aprender a mergulhar.
Reduz o estresse
É só começar a descer alguns metros para a gente deixar para trás o estresse do dia a dia e mergulhar em um mar de tranquilidade, onde o único som que se escuta é o da respiração e das bolhas de ar.
Mergulho guiado em Maragogi, norte de Alagoas (foto: Maragogi Divers/Divulgação)
Melhora o condicionamento físico
Considerada uma atividade tão perigosa quanto jogar boliche, o mergulho autônomo reduz os riscos de doenças cardíacas e melhora a capacidade respiratória.
Procedimentos durante curso de mergulho em Fernando de Noronha (foto: Tati Vasconcelos/All Angle)
Queima calorias
Durante a atividade de mergulho, são queimadas 900 calorias por hora e trabalhados os músculos do corpo.
‘Passo de gigante’ é uma das técnicas que se aprende, antes de começar a mergulhar (foto: Tati Vasconcelos/All Angle)
Contato com a natureza
Ao mergulhar, você entra em contato com um novo ambiente, daqueles que a gente não costuma visitar com frequência.
foto: Andreza dos Santos/All Angle
Ajuda a fazer novos amigos
Diferente do que se imagina, o mergulho é uma atividade social, uma vez que não é recomendado mergulhar sozinho, e possibilita a integração com pessoas que tenham os mesmos hobbies e gostos (pelo menos no que se refere ao mergulho).
Aula em águas confinadas da praia do porto de Santo Antonio, em Fernando de Noronha (foto: Ismael Escote/Atlantis Divers)
0 comentários:
Postar um comentário