Depois de chegar à Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, eu tenho certeza que você vai se sentir um cara de muita sorte. É que por aqui, as atrações parecem não acabar e em cada uma delas você vai experimentar sensações diferentes. Assim foi quando fiz a subida do Morro do Chapéu, quando desci na maior tirolesa do país e quando mergulhei em um dos lagos mais incríveis que já vi. Hoje, eu lhe convido a ver toda essa paisagem exuberante do alto do Portal da Chapada das Mesas.
Naturalmente esculpida na rocha, essa imensa abertura em forma piramidal tem uma das mais belas vistas da região. Daqui é possível ver boa parte da extensa vegetação do Cerrado, os Pilares da Chapada e o fabuloso Morro do Chapéu em todo o seu esplendor.
A abertura natural que chamamos de Portal da Chapada.
Os Pilares da Chapada.
O majestoso Morro do Chapéu.
Há quem prefira vir aqui pela manhã, antes do sol nascer para ver o astro rei surgir por detrás do Morro. Eu preferi vir à tarde, no pôr do sol, e vi o Morro do Chapéu todo iluminado de frente.
Esse foi para mim um ponto de contemplação, um momento de absoluto êxtase e alegria por estar aqui nesse lugar. A sensação que senti foi uma das melhores e eu desejo que você experimente o mesmo.
Na região do Portal da Chapada há várias cotias e não será difícil encontra-las por aqui. Para isso, evite falar durante sua caminhada e, ao chegar mais próximo do portal, ande ainda mais devagar. Eu consegui fotografar um casal desses animais exatamente embaixo do Portal. Foi mais um belo presente.
Momento de contemplação.
E de admiração da natureza.
As cotias sob o Portal.
Planeje sua ida ao Portal da Chapada
Quando ir | Você pode visitar o Portal o ano inteiro. Eu sugiro ir à tarde quando a paisagem está melhor iluminada – especialmente depois das 17h.
O que levar | Não se esqueça de levar água, protetor solar e repelente.
Como chegar | Você tem várias opções para chegar a Carolina e eu lhe explico todos os detalhes no post como chegar a Chapada das Mesas.
Para chegar ao Portal, você precisará dirigir cerca de 10 quilômetros, saindo de Carolina. Pouco antes dos Pilares da Chapada há uma entrada à esquerda. A partir daqui são cerca de 500 metros em uma estrada que é pura areia. Portanto, não arrisque se estiver com um veículo de passeio. Depois que parar o carro, faça uma leve caminhada e pronto: a mais bela paisagem da Chapada das Mesas estará à sua frente.
A pequena trilha até o Portal.
O caminho de areia.
Onde comer | Já na entrada de Carolina, a Churrascaria Estrela do Sul oferece um bom cardápio com opções para todos os bolsos.
O Restaurante Rio Lajes, que fica em frente à Pousada do Lajes, tem refeições fartas e bem saborosas – com aquele gostinho caseiro, sabe? No almoço e no jantar eles servem peixe frito, galinha caipira e carne de sol acompanhados de arroz, feijão, salada e farofa. Hóspedes da Pousada têm desconto.
O restaurante flutuante Chega Mais fica no Rio Tocantins e tem opções como pizza, mariscos, massa e carnes grelhadas. É tudo muito simples, mas agradável. Eu comi uma picanha na chapa acompanhada de arroz, farofa, feijão tropeiro, salada e batata frita.
Uma opção para suas noites é a pizzaria Tio Pepe, que funciona na Praça Jose Alcides de Carvalho. Aqui você pode acompanhar o movimento da cidade enquanto come pizza, lanche ou uma boa massa.
Onde ficar | A Pousada do Lajes é uma das melhores opções de Carolina. Ela fica a apenas dois quilômetros do Centro e tem uma estrutura rústica, bem coerente com a paisagem natural que você vê ao redor. As diárias incluem um delicioso café da manhã com frutas e outras iguarias locais. Os quartos são equipados com ar condicionado e a piscina é ideal para nos refrescar do sol quente do Maranhão.
O pôr do sol sobre o Cerrado.
A pousada tem 32 apartamentos, estacionamento gratuito, um parquinho para crianças e internet sem fio. Consulte a pousada sobre descontos na baixa temporada.
Quem leva | Durante os meus dias na Chapada das Mesas eu fui muito bem atendido pela Cia do Cerrado, empresa pioneira em ecoturismo na região. Eles têm passeios para todos os atrativos da Chapada e a viagem é feita em veículos confortáveis, sempre acompanhada de explicações atenciosas do guia, que faz também o papel de motorista.
Fonte: www.penaestrada.blog.br
0 comentários:
Postar um comentário