Deserto do Atacama - Chile
Conhecido como o deserto mais árido do mundo. Fica no norte do Chile, abriga regiões onde jamais houve registros de chuva. A umidade relativa do ar no Deserto do Atacama é tão baixa que a nitidez com que se pode observar o céu fez do lugar o preferido no mundo para observações astronômicas. Sua extensão, de aproximadamente 200 Km, abriga um cenário único, com inúmeras atrações.
Algumas regiões mais parecem cenário de ficção científica, ou um pedaço do solo da Lua, ou até de Marte, como acreditam pesquisadores da NASA. Outras áreas abrigam lagoas coloridas, salinas, gêiseres, vulcões, até vales verdejantes, entre os canyons por onde passam riachos de água cristalina.
Além das belezas naturais, guarda interessantes legados históricos e arqueológicos. Os mais impressionantes são as múmias e existem também ruínas de antigas civilizações.
Confira alguns dos Hotéis:
HOTEL EXPLORA ATACAMA HOTEL TIERRA ATACAMA
HOTEL KUNZA HOTEL AWASI
HOTEL TERRANTAI HOTEL ALTO ATACAMA
Atrações no Deserto do Atacama
Confira abaixo algumas das principais atrações:San Pedro de Atacama
Situada a 102 km de Calama, o povoado de San Pedro do Atacama é um oásis em meio ao deserto mais árido - e colorido - do mundo, que funciona como cidade-base para quem o visita. Produto da simbiose das místicas culturas milenares à intensa atividade turística, o local emana o charme do rústico. Seus habitantes descendem das antigas etnias indígenas e atualmente dedicam-se à agricultura e ao turismo. As construções de San Pedro de Atacama são erguidas em esqueleto de madeira de cacto, tijolos de adobe e vigas de algaroba amarradas com couro. Esta arquitetura adotada pelos nativos desde os primórdios se mostra bem na igreja da antiga praça, que data de 1774. Ainda próximo, encontra-se o Museo Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige, que tem em seu acervo múmias e objetos de uso cotidiano, que mostram os diversos aspectos da cultura andina. As ruelas locais estão repletas de bancas de artesanato, onde se pode adquirir joias e até mesmo ervas como a folha de coca, benéfica no combate ao chamado "mal da altitude", comum nas áreas mais elevadas, que podem chegar a mais de 4.000 metros, como no caso de El Tatio. Para completar uma jornada cheia de sensações, em San Pedro de Atacama há pubs e restaurantes, que aliam o charme da atmosfera rústica a excelentes propostas gastronômicas.
Valle de La Luna e Valle de La Muerte
Alguns atrativos do Atacama podem ser mais bem apreciados ao entardecer. É o caso do Vale de La Luna e do Valle de la Muerte (ou Valle de Marte), onde apenas sob a luz do sol poente é possível enxergar a beleza surpreendente das sombras que mudam de cor conforme o astro rei se despede, escondendo-se no horizonte. Há apenas 2 km de San Pedro, o Valle de La Luna e o Valle de la Muerte são pontos de parada obrigatórios para quem visita o Atacama, dada a sua paisagem árida típica de deserto, com imponentes dunas e paredões de areia. A distância pode ser percorrida em uma caminhada de aproximadamente 5 horas. Com certeza o passeio renderá algumas das mais belas fotos de sua viagem!
Salar de Atacama
Um dos mais famosos atrativos do deserto do Atacama, o Salar de Atacama é uma lagoa de sal com 3.000 km², lar de aves tipicamente andinas, com destaque para os bandos de flamingos, que colorem a paisagens com suas nuances de rosa. Ao norte dali encontra-se a aldeia de Tulor, um sítio arqueológico que abriga ruinas de construções datadas de 800 A.C. a 500 D.C.
Gêiseres El Tatio
Para se ter a melhor das manhãs em sua estada no deserto do Atacama, basta uma visita a El Tatio. A visão dos raios do Sol nascente passando entre os gêiseres - brancas colunas de águas fumegantes que brotam da terra, formando fumarolas que podem ultrapassar 10m de altura - é verdadeiramente estonteante. Para não perder o espetáculo é preciso acordar cedo. Recomenda-se chegar ao local por volta das 6h (lembrando que a viagem partindo de San Pedro de Atacama dura cerca de uma hora). A revoada matinal de vicuñas,vizcachas, nhandus e outras aves complementam a paisagem, digna de uma pintura. Na volta dos quase 4.300 metros de altitude de El Tatio, um bônus: pode-se descansar nas revigorantes águas de 30°C das Termas de Puritama.
Lagunas Altiplanicas
As Lagoas Miscanti e Miñique fazem a viagem partindo de San Pedro valer cada um os 90 km percorridos. Localizadas a mais de 4.000 m de altitude em relação ao nível do mar, a concentração de água doce cercada de neve atraiu muitos animais, como os abundantes flamingos. Lá também se encontra a Laguna Verde, que, como o nome sugere, tem águas de um intenso verde esmeralda, rodeadas pelos picos andinos.
Reserva Nacional Los Flamencos
Todos os lugares acima descritos fazem parte da Reserva Nacional Los Flamencos. Com a enorme extensão de quase 74 mil quilômetros ela é dividida em sete setores, com diferentes cenários e peculiaridades.
Toconao
Distante 38 km ao sudeste de San Pedro de Atacama, Toconao é um pacato vilarejo que apresenta um diferencial marcante na típica arquitetura colonial: a pedra vulcânica, que além de empregada nas construções, também é matéria prima para o artesanato típico do Atacama. No verão, a rica diversidade de frutas se evidencia como outra característica local. Vale apena provar os marmelos, figos, bêberas, peras e damasco.
Fonte: http://www.viabrturismo.com.br