1. Tribo Kalash, Paquistão
Foto: manalahmadkhan (CC BY 2.0)
Esse povo indígena que vive no vale do Rumbur, no Paquistão, não utiliza nenhuma tecnologia moderna para viver. Nem mesmo eletricidade. Eles possuem uma cultura única, totalmente diferente dos outros grupos étnicos que vivem por ali. Politeístas, eles cultuam a natureza e não impedem o contato entre homens e mulheres, como é comum no Paquistão. Os festivais dessa tribo são coloridos e envolvem muitas música e dança. Além disso, região é lindíssima, cercada por montanhas nevadas.
2. Namaqualand, Namíbia
Foto: Stephanjvv (CC BY-SA 3.0)
Esse campo florido fica no meio do deserto da Namíbia. A região, que se estende por quase 1000 km, chegando até a Africa do Sul, fica repleta de flores coloridas toda a primavera.
3. Porta do Inferno, Turcomenistão
Foto: Tormod Sandtorv (CC BY-SA 2.0)
Em 1971, os soviéticos tentaram perfurar a região para armazenar o gás natural que é abundante por ali. No entanto, no meio das escavações, o solo cedeu e abriu uma cratera que engoliu os equipamentos e liberou enormes quantidades de gás metano na atmosfera, o que causou um problemão para o ambiente e para as tribos que viviam próximas dali. Com medo de que mais gás tóxico vazasse, eles resolveram queimá-lo. O fogo estava previsto para durar apenas um dia, mas até hoje continua firme, forte e incrível. O nome oficial do lugar é Cratera de Darvaz.
4. Ohrid, Macedônia
Foto: (CC BY-SA 3.0)
Essa cidade de 50.000 habitantes guarda inúmeras construções históricas bem conservadas, que vão desde anfiteatros romanos a castelos e muralhas medievais. O lugar, no entanto, ainda não foi descoberto pelos turistas e possui poucos hotéis.
5. Deadvlei, Namíbia
Foto: Desertman (CC BY-SA 3.0)
Parece pintura, mas é de verdade. Árvores mortas se estendem nas proximidades das gigantescas dunas do deserto, na Namíbia, formando um cenário surreal.
6. Olho da África, Mauritânia
Foto: Domínio Público
Localizada no meio do Deserto do Saara, a Estrutura de Richat possui 50 km de diâmetro e só pode ser vista por completo do espaço. Ninguém sabe ao certo como surgiu essa formação impressionante, mas estudos geológicos recentes acreditam que teria sido resultado de uma erupção vulcânica ocorrida há 100 milhões de anos.
7. Bukhara, Usbequistão
Foto: Vladimir Jirnov (CC BY-NC-SA 2.0)
Quem nunca quis viajar no tempo? Em Bukhara isso é quase possível. Essa cidade com história de mais de dois mil anos fazia parte da rota da seda e mantém suas construções muito bem conservadas.
8. Caxemira, Índia
Foto: Hector Blaru (CC BY-NC-SA 2.0)
No meio da disputa entre a Índia, China e Paquistão está uma das regiões mais bonitas do mundo. E, por mais que os noticiários tenham te deixado ressabiado quanto a visitar a Caxemira, acredite: existem áreas seguras e turísticas na região, basta procurar por Leh e Jammu.
9. Armênia
Foto: Simon le nippon (CC BY-SA 2.0)
Um país do tamanho de Alagoas escondido em uma região montanhosa na Ásia não é o destino turístico mais provável do mundo. No entanto, os historiadores acreditam que ali foi o berço da civilização. É ali que supostamente ficaria o Jardim do Éden bíblico. Além disso, a Armênia possui uma história milenar e paisagens estonteantes.
10. Valle Karakol, Quirguistão
Foto: Ondřej Žváček (CC BY-SA 3.0)
Um trilha de trekking de três ou quatro dias que revela paisagens deslumbrantes como essa da foto. Topa? Então fique sabendo que a cidade de Karakol também possui contruções que valem a visita.
11. Bam, Irã
Foto: Arad Mojtahedi (CC BY-SA 3.0)
Com mais de 2000 anos de história, a fortaleza de Arg-Bam é uma impressionante construção que fez parte da rota da seda. Feita de adobe, é a maior do tipo que existe no mundo. A cidadela é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade e estava muito bem conservada até 2003, quando um forte terremoto levou quase tudo ao chão. Hoje o país trabalha para reconstruir o lugar, cuja importância histórica permanece.