Com uma população de cerca de 44 mil habitantes, Dubrovnik é um verdadeiro paraíso localizado na costa da Croácia. A cidade abriga tanto belezas naturais, com suas lindas praias, como arquitetônicas. Alguns prédios remontam ao século XVII, e a muralha que cerca a Cidade Velha é, por si só, uma atração à parte. A Cidade Velha, onde fica a maior parte das atrações locais, é cheia de história. O lugar só é acessível a pé, o que é ótimo para quem quer conhecer cada pedacinho do local com tranquilidade, caminhando enquanto faz uma nova descoberta a cada esquina. Pronto para conhecer um pouco melhor esse destino incrível?
Uma cidade histórica como Dubrovnik não poderia deixar de ter um vasto patrimônio cultural - e esse patrimônio é deslumbrante.
A começar pela arquitetura, o Sponza Palace é um lugar imperdível para se conhecer: construído no século XVI, o prédio foi um dos poucos que resistiram ao terremoto de 1667. O Palácio do Reitor é outro lugar obrigatório para se visitar. Sua arquitetura gótico-renascentista hoje abriga um museu, com objetos e mobiliário da época.
Mas nem só de cultura erudita vive a cidade. As muralhas de Dubrovnik são uma atração à parte e podem ser vistas em Game of Thrones. Na série, o local vira a muralha que guarda Kings Landing e, se você é fã, com certeza vai reconhecer alguns dos locais que aparecem na história. A cidade ainda possui belas igrejas e outros prédios que vão fazer com que você se impressione e conheça um pouco mais da cultura e das história de Dubrovnik.
Saindo um pouco - mas só um pouco! - da parte arquitetônica, você pode visitar a Farmácia Medieval, cuja origem remonta ao começo do século XIV. O lugar ainda abriga potes e utensílios utilizados pelos antigos alquimistas medievais e produz cosméticos a partir de receitas com mais de 200 anos de idade. Que tal levar para casa um pote com séculos de história?
Passeios
Em Dubrovnik qualquer caminhada já é um passeio. Isso porque a cidade tem um inestimável patrimônio cultural e belas paisagens naturais.
Um bom começo pode ser caminhar pela rua Stradun (foto), uma das mais famosas da cidade. Antigamente o lugar era um estreito que separava a ilha do continente, mas com o passar do tempo o local foi aterrado, para que a cidade se expandisse, e hoje é possível caminhar por lá para observar a paisagem e fazer umas comprinhas nas lojas que ficam por ali - e das quais falaremos mais à frente.
De um modo geral, todo o centro histórico - região que fica para dentro da muralha - vale a pena ser conhecido inteiro, pedaço por pedaço. Do lado de fora, você pode ainda curtir uma praia enquanto observa as belezas do lugar.
A culinária da cidade é bastante baseada na italiana. Frutos do mar, peixes, camarões e demais delícias saídas das águas vizinhas também estão presentes na maioria dos pratos. E o melhor: por preços acessíveis para quem está acostumado aos que são praticados no Brasil.
Muitos dos lugares não precisam de reserva, mas é importante se programar para não pegar o horário de pico. Por volta do meio-dia no almoço, e às oito da noite no jantar, os restaurantes costumam estar cheios e você pode ser forçado a esperar alguns bons minutos até entrar no estabelecimento.
As opções de bons lugares são muitas e bem variadas. Como o lugar não é tão grande, vale a pena dar uma olhada geral pelas opções da região onde você estiver e escolher a que mais lhe agradar - a chance de você se surpreender positivamente é bem grande.